quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Perguntas e respostas - G1

Perguntas:

Pergunta G.2 : Qual a diferença entre bombas de deslocamento positivo e turbobombas ?


Pergunta G.3: Por que o funcionamento da bomba diafragma a torna tão recomendável na transferência de produtos viscosos como derivados de petróleo e alguns produtos químicos?

Pergunta G.4: Qual o motivo de nas bombas de vácuo, o aquecimento prejudicar a formação do vácuo?

Pergunta G.6: As bombas centrífugas dividem-se em Francis e Radias. Explique o que a diferença entre elas resulta no seu rendimento final e onde são mais aplicadas.

Respostas:

Resposta G.2: Nas bombas de deslocamento positivo o volume de líquido remetido está diretamente relacionado com o deslocamento do elemento pistão e, portanto, aumenta diretamente com a velocidade e não é sensivelmente afetado pela pressão. São usadas para bombeamento contra altas pressões e quando requerem vazões de saída quase constantes. Já as turbobombas são um tipo de bomba centrífuga e, portanto, a energia fornecida ao líquido é primordialmente do tipo cinética, sendo posteriormente convertida em grande parte em energia de pressão. Nas bombas centrífugas a movimentação do líquido é produzida por forças desenvolvidas na massa líquida de um rotor. Estas bombas caracterizam-se por operarem com altas vazões, pressões moderadas e fluxo contínuo.


Resposta G.3: Porque se elimina o contato do líquido com os selos mecânicos. Este tipo de bomba oferece a vantagem de não haver contato com o produto que está sendo bombeado e o sistema de acionamento, o que elimina o risco de vazamento e incorporação de ar no produto.

Resposta G.4: Porque assim como a água, determinados líquidos podem ferver na falta de uma atmosfera. Quando estes líquidos fervem, eles produzem moléculas de gás que podem destruir o vácuo.

Resposta G.6: Existe uma bomba centrífuga radial que usa um impelidor com palhetas chamadas Francis, daí o nome de bomba tipo Francis. A característica deste impelidor é que suas palhetas possuem curvaturas em dois planos. É o que a diferencia da radial. Essa particularidade aproxima o desempenho dessa bomba ao de uma bomba de fluxo misto. Bombas desses tipos são empregadas quando se deseja fornecer uma carga elevada ao fluido e as vazões são relativamente baixas. Nelas, a energia fornecida ao líquido é primordialmente do tipo cinética, sendo posteriormente convertida em grande parte em energia de pressão.


Perguntas feitas pelo G1:

Geradores de vapor: Quais são as medidas necessárias para a prevenção de acidentes em uma caldeira flamotubular?


Turbinas: Quais são os problemas ambientais causados pelas turbinas a gás de uso industrial? O que fazer para resolvê-los?

Torre de resfriamento: Qual a importância de se fazer auditorias das torres de resfriamento e por que elas são feitas?

Reatores Químicos: Qual a importância de avaliar a dinâmica da partida de um reator e o que pode ocorrer se não houver essa atenção especial à etapa de partida?

Destilação: Por que as colunas de destilação apresentam grande importância nas indústrias?

Trocadores de calor: Quais são os tipos de corrosão existentes nos trocadores de calor e suas respectivas definições?

Nenhum comentário:

Postar um comentário