Perguntas Feitas para o Grupo 6
Pergunta G.1: Qual a importância de avaliar a dinâmica da partida de um reator e o que pode ocorrer se não houver essa atenção especial à etapa de partida?
Pergunta G.2: Sabe-se que cada reator é desenvolvido para determinado tipo de processo. O que deve-se levar em conta ao projetar um reator?
Pergunta G.3: Para que um reator funcione são necessários alguns procedimentos de segurança, que garantam o bom funcionamento deste. Quais são esses procedimentos?
Pergunta G.4: Porque, atualmente, os reatores de leito fixo são utilizados ,principalmente, em reatores do tipo multitubular?
Pergunta G.5: Quais os impactos ambientais causados por esses reatores? como evita-los?
Respostas
Resposta G.1: É preciso avaliar o comportamento dinâmico do sistema durante a partida do reator para que se possa observar e controlar as condições da reação, sem danos. Caso não haja essa preocupação, alguns problemas poderão ocorrer, como a perda de reagentes por conta de uma alteração na condição de partida, ou como uma elevação repentina na temperatura, por exemplo.
Resposta G.2: Muitas coisas devem ser consideradas antes de se projetar um reator químico. A primeira delas é a necessidade da indústria, ou seja, que reações químicas terão que ser efetuadas. Isso é o que motiva a confecção do projeto e é o que deve ser levado em conta para a escolha do tipo de reator e para a análise das variáveis. São essas variáveis a capacidade de produção do reator e sua eficiência, o tempo das reações, o custo do projeto e da manutenção do equipamento, tudo isso objetivando obter um produto final de composição desejada, com o rendimento esperado e viável, atendendo as necessidades da indústria.
Resposta G.3: Os reatores químicos já são projetados para possuir diversas características que consigam manter as condições necessárias para a segurança nas reações, o que, por consequência, mantém seguro o ambiente externo ao reator. Porém os reatores também são controlados por sistemas complexos de equações algébricas e/ou diferenciais, manipulados por computadores. Através deles, é possível testar as condições de funcionamento do equipamento antes da partida. Uma analise externa também deve ser feita para observar-se caso haja algum dano no reator. Além disso, eles devem ir para a manutenção com frequência, e até no caso dos reatores contínuos, deve haver um desligamento periódico para que isso ocorra.
Resposta G.4: Com os avanços tecnológicos, a procura cada vez mais urgente para a eficiência e rapidez do processo e a descoberta dos catalisadores fizeram com que mais e mais tecnologias surgissem para que houvesse a dinamização e eficácia do processo. Assim, os reatores de leito fixo são extremamente usados pela sua capacidade de torna as reações mais rápidas e eficientes, e melhorando ainda mais quando esses são do tipo multitubulares, os quais facilitam uma maior formação de produtos, sendo esses empregados nas indústrias que têm, principalmente, em seus processos reagentes em diferentes fases.
Resposta G.5: Os reatores em geral possuem um aspecto ambiental, que é o risco de explosão e vazamento de produtos, que geraria a contaminação do ambiente, porém existem meios para atenuar esses riscos como, por exemplo, o uso de instrumentação para o controle das variáveis e inspeções periódicas nos equipamentos. Outro aspecto ambiental seria o descarte inadequado das sucatas e catalisadores que não são regenerados, que também geraria uma contaminação dos solos e aquíferos, mas para esses problemas, existe a reciclagem das sucatas e dos catalisadores. Lembrando que, o pensamento sustentável e ambiental, deve estar intrinsecamente ligado ao processo, pois aquele é tão importante quanto esse, e a empresa/ indústria que pensa e age com esse pensamento, tem uma boa visibilidade e detêm o selo da ISSO 14001.
Perguntas feitas pelo Grupo 6
Turbinas: No caso das turbinas aeronáuticas, elas resultam em propulsão ao invés de energia. Durante esse processo, leva- se em conta o conceito de dilatacão térmica. Explique o principal motivo da importância desse conceito para o bom funcionamento das turbinas.
Bombas Industriais: As bombas centrífugas dividem-se em Francis e Radias. Explique o que a diferença entre elas resulta no seu rendimento final e onde são mais aplicadas.
Caldeiras: Que processos devem ser feitos previamente com a água a ser utilizada nas caldeiras a fim de evitar problemas no seu funcionamento?
Torres de Resfriamento: Existem mecanismos utilizados ou a serem utilizados para que as torres de resfriamento funcionem de forma eficiente, independente dos fatores externos (temperatura do ar, umidade, etc) estarem favoráveis ou não?
Destilação: Na destilação fracionada, é possível obter um produto totalmente puro no destilado? Justifique sua resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário